segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O QUE FALAR DAS PONTES?

O que são as pontes?
Quando penso em pontes em uma família eu penso em uma ponte forte, que quando nascemos já está de certa forma construída pelos nossos pais. Esta ponte nos leva ao encontro de nossos valores, de nossas raízes, nos levam as nossas culturas. Eu sempre penso nesta ponte como uma ponte a ser restaurada sempre. Ela precisa ser e nos dar o porto seguro que precisamos em momentos difíceis e precisa ser também a passarela para o desfile de nossas realizações e alegrias. Eu consigo ver essa ponte, eu consigo sentí-la também. A minha ponte para a família tem alguns buracos, alguns pedaços a serem reconstruídos, mas sua fundação é rígida e de uma profundidade suficiente para se manter em pé por muito e muito anos, gerações e gerações. Ela é uma ponte construída com grandes pedras acizentadas, com cimento grosso e com muitos pontos de verdes naturais que as pontes de pedra normalmente tem com o passar do tempo. Por essa ponte eu posso ir e voltar sempre que tiver vontade. Eu posso assentar, eu posso ler um livro no meio dela, eu posso correr para um lado e para o outro, eu posso chorar debaixo da ponte. Eu sempre atravesso essa ponte quando preciso de forças, lá eu posso contar minhas aventuras, meus conflitos, posso comemorar minhas vitórias e posso ficar por lá sem fazer nada, apenas curtindo o tempo passar. Essa ponte é essencial em nossas vidas. Pelo menos é o que eu penso.
E o que dizer da ponte entre filhos? Nossa, essa ponte deve ser construída por nós pais, como a ponte que os nossos pais construíarm para nós, ou quem sabe até melhor. Essa ponte entre filhos em um primeiro momento é de mão única. Doamos carinho, amor, paciência, ensinamentos, doamos tudo o que temos aos nossos filhos por meio dessa ponte. Todo o sentimento de amor que temos enviamos em uma única direção, nossos filhos. Com o passar do tempo, sem nem percebermos direito quando, essa ponte começa a ter uma outra mão de direção. Nossos filhos começam a se manisfestar e mostrar a gratidão por termos construído essa ponte. Nossos filhos nos enxem de orgulho, de carinho, de amor, nos monstram novas pontes, nos fazem fortalecer ainda mais essa ponte. A ponte entre os filhos começa a ter diálogos profundos, momentos mais profundos que os diálogos, olhares fortes e marcantes. A ponte começa a encher de vida os dois lados dela de uma certa forma que se engrandece. A minha ponte entre minha filha tem flores, tem água para matar a sede, tem paixão, tem companheirismo, tem sossego, tem choros também , tem saudades, algumas vezes tem brigas, em outros momentos apenas festas e alegrias. A ponte vai se fortalecendo cada dia mais e com isso mais pessoas podem atravessá-la, entrar em nossos caminhos e participarem de nossas vidas e fazer parte de nosso lar.
A ponte dos amigos? Ah! Essa ponte sempre tem duas mãos, desde que nasce. É preciso ouvir e ser ouvido, respeitar e ser respeitado, dar carinho e atenção e naturalmente receber de volta quando se precisa. Essa ponte tem que acolher quando um ou outro necessitar. A ponte da amizade precisa ser reciclada, precisa ter jogo de cintura, porque amigos sempre mudam e devemos respeitar essas mudanças, porque nós também mudamos. A ponte da amizade deve aguentar qualquer tempestada e qualquer enxurrada. A ponte da amizade precisa estar em festa quando o amigo está feliz, precisa celebrar quando o amigo obtem conquistas em algum aspecto em sua vida. A ponte da amizade é grande e cheia de curvas. É uma ponte diferente e especial.
E a ponte do amor?
Como diz Lenine:
"Mas como é que faz pra sair da ilha?
Pela ponte, pela ponte

A ponte não é de concreto, não é de ferro
Não é de cimento
A ponte é até onde vai o meu pensamento
A ponte não é para ir nem pra voltar
A ponte é somente pra atravessar
Caminhar sobre as águas desse momento..."

Eu preciso da ponte. Para encontrar meu amor.
Mas como é que faz para atravessar a ponte?
Primeiro é preciso querer sair da ilha...

Um comentário:

Anônimo disse...

¡Que delicia! As you get to express those emotions, is fantastic!.
You must protect your body of the sun,I think the picture was made in BH ¿no?.
Congratulations another time for you blog.
One fans.